Massagear é preciso!

massagem facial

Estabelecer uma rotina é o primeiro passo para deixar a beleza transparecer à pele. Luminosidade, cabelos bonitos e sorriso aberto são sinais de um corpo feliz e bem cuidado, reflexo da chamada “beleza interior”, que nada mais é do que a saúde e a tranquilidade transpassando de dentro para fora. Mas o processo de descobrir a rotina de beleza ideal pode ser trabalhoso se não contarmos com algumas dicas externas.

A primeira e mais fundamental delas é sempre se atentar ao trabalho das mãos, em tudo o que for fazer. Na hora de aplicar cosméticos a forma como se utiliza um produto é tão importante no resultado final quanto a escolha do produto em si, pois a massagem de aplicação determina absorção, capacidade de reação da pele e, consequentemente, os efeitos pós uso.

A esteticista Isabela Volpato explica que o objetivo das massagens é muito simples. “Os movimentos repetitivos aumentam a capacidade de absorção da pele ao produto, estimulam a circulação sanguínea e melhoram o metabolismo, movimentando os ativos que entram na pele”, diz. De acordo com ela é esse o efeito que permite que sejam feitas as chamadas “massagens estéticas”, que reduzem medidas, modelam o corpo e até eliminam marcas.

tabela2Esses tratamentos mais intensos são feitos com produtos direcionados a correções específicas, mas que precisam do nosso auxílio para chegarem onde pretendem. Isabela explica que a pele é composta por várias camadas e para os extratos atingirem as mais profundas, precisa ser estimulada. “O colágeno, por exemplo, presente em muitos tratamentos antissinais, é uma molécula enorme! Podemos passar várias camadas do produto e mesmo assim a molécula não vai conseguir ultrapassar a epiderme e atingir a profundidade necessária para um tratamento completo”, esclarece.

Tudo começa em casa…

Não é necessário ter conhecimento aprofundado para realizar uma massagem simples e eficaz no dia a dia. Indispensável mesmo é ter disciplina e paciência. A blogueira Renata Fukuda começou sua rotina de beleza há quase 10 anos e desde então tem aprimorado cada vez mais sua relação com os cosméticos.

Depois que começou com o blog “Umbigo Sem Fundo”, Renata passou a aprender mais técnicas para gravar os vídeos de “SPA Day”, orientando suas seguidoras sobre cuidados com a pele. “Sempre fui muito curiosa, pesquiso muito sobre cosméticos, suas tecnologias e como usar cada um”, conta.

Se especializando na dermocosmética, Renata foi aplicando seus conhecimentos e, cada vez mais, pode ver os resultados tomando forma. “Numa dessas, aprendi com uma especialista que nosso corpo retém líquido o tempo todo e que massagear a pele estimula a circulação, desinchando. Desde então, aplico tudo com bastante cuidado, massageando”, revela ela.

A diferença é nítida! A pele absorve melhor o produto e por isso fica com a aparência mais sequinha, apesar de estar melhor hidratada. O rosto fica mais iluminado, enquanto olheiras, protuberâncias e as marcas de expressão ao redor dos olhos e boca são suavizadas. As bochechas ficam mais coradas, por conta do estímulo à circulação sanguínea, dando à pele um aspecto mais saudável.

Passo a Passo

Massagens-faciais-QUINTAL-png

  1. Aplique o produto da ponta do queixo em direção às maçãs do rosto, massageando tudo sempre de cima para baixo e de dentro para fora
  2. Faça movimentos circulares, também de dentro para fora, nas maçãs do rosto
  3. Na região T, comece aplicando o produto ao redor do nariz e vá levando para cima e para fora. Massageie a área do buço e dos “pés de galinha” dedilhando o local com suavidade
  4. Por fim, massageie o pescoço alongando a área e faça muuuuitas caretas! Fazer expressões diferentes estimula músculos que você não exercita normalmente, então divirta-se!

Via de regra, seguindo ou não o passo-a-passo algumas noções básicas de massagem ajudam a acertar sempre. “Como eu sempre digo para minhas clientes, a gravidade leva tudo pra baixo”, brinca a esteticista Isabela. Portanto, o ideal é sempre ir puxando a pele de cima para baixo e de dentro para fora, lembrando que regiões mais delicadas devem ser dedilhadas com delicadeza.

A esteticista ainda explica que tecnologias mais avançadas em micropartículas, como os Nanovetores, conseguem alcançar camadas mais profundas da pele e por isso são ideais para potencializar os efeitos dos ativos, levando as moléculas mais difíceis às subcamadas da pele. Se tudo isso ainda estiver acompanhado de uma boa massagem então, é voilà: Pele perfeita, aqui estou!

 

um-relogio_318-2022Bem mais que 20 minutos…
dicas para você se deleitar ainda mais no assunto

Resenha: Renata Fukuda e Nat Blima em um SPA Day com Quintal – Terra de Cores

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *